quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Saintpaulia



Ordem: Lamiales
Família: Gesneriaceae
Género: Saintpaulia
Nome Comum: Violeta Africana

Planta muito cultivada em todo o mundo como planta decorativa de interior. É originária da Tanzânia e foi descoberta em 1852 pelo barão Walter von Saint Paul Illaire, daí o nome Saintpaulia.
É uma planta de pequeno porte que pode atingir um máximo de 30cm de comprimento por 15cm de altura. O género Saintpaulia tem pouco mai de 20 espécies que variam pouco em tamanho.
As folhas são redondas ou ovais, verdes com nervuras e são cobertas por um pêlo muito fino dando-lhes um aspeto aveludado.
O cultivo desta planta é relativamente fácil. É feito em pequenos vasos com substrato universal que não se deve deixar secar completamente. As violetas africanas são sensíveis a alterações bruscas de temperatura. Devemos ter cuidado com o frio e com as regas de água muito fria pois estas são plantas tropicais. Gostam de boa luz filtrada, sem sol direto.
As violetas africanas são facilmente propagaveis por folha. Se destacarmos uma folha da planta e a enterrarmos até à sua base, passadas semanas teremos novas folhinhas a nascer e logo teremos uma planta igual à planta mãe.
Existe um numeroso leque de híbridos disponíveis no mercado em que as flores variam nas suas cores e também nas formas, singelas, onduladas, dobradas, entre outras. A espécie mais usada em hibridações é a Saintpaulia ionantha, apesar de hoje já estarem a ser utilizadas outras espécies para se obterem novos cruzamentos e variedades.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.