quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cyclamen


Família: Primulaceae
Sub-família: Myrsinoideae
Tribo: Cyclamineae
Género: Cyclamen

Os Cyclames são plantas tuberosas apesar de muitas vezes aparecerem classificadas como 'bolbosas'. São cultivadas tanto no interior como no exterior. Existem cerca de 28 espécies e estas podem florir em diferentes alturas do ano. Os mais comuns - os Cyclamen persicum - florescem no Inverno, enquanto que os Cyclamen hederifolium e os C. purpurascens florescem no Verão e Outono e os C. repandum na Primavera, só como exemplos. Os híbridos vendidos no comércio são cruzamentos de várias espécies e podem florir praticamente em qualquer altura do ano. No entanto o Outono e Inverno são as estações onde aparecem mais Cyclamens em flor.
As raízes tuberosas são arredondadas, como uma batata achatada, e do centro destas brotam as folhas, que são muito bonitas, verdes, com desenhos verde claro ou prateados e depois as flores, enroladas como uma sobrinha fechada, que abrem depois do pedúnculo se torcer de modo a que as pétalas fiquem viradas para cima. Existem variadas cores entre o branco e o púrpura, matizados, etc.
A maior parte dos Cyclamens são resistentes às geadas e ao frio mas temos que ter cuidado nas épocas de maior calor para os mantermos regados ou num local mais fresco e com sombra. Preferencialmente abaixo dos 20ºC.
Estas plantas são originárias da Europa, da bacia do Mediterrânico, Irão e uma espécie na Somália.
No mercado, começam a aparecer em Agosto.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.